18/11/2008

Vestígios na Evolução Geológica


Fosseis
Os fósseis são restos, marcas ou vestígios da actividade de seres vivos, que ficaram preservados nas rochas ou outros materiais naturais.

Condições para sua ocorrência :
  • Os cadáveres ou restos de seres vivos têm de ficar rapidamente isolados dos agentes erosivos, do seu poder oxidante e microbiano que rapidamente os decompõem, inclusive as partes duras mineralizadas.
  • Os organismos que possuem esqueleto interno ou externo,resistente, de natureza mineral, têm mais hipóteses de fossilizar do que os organismos de corpo mole.
  • Se os sedimentos que envolvem e cobrem os cadáveres e restos de organismos são finos, como as argilas e os siltes, a fossilização é melhor sucedida. Nos sedimentos grosseiros, como as areias e os conglomerados, as águas de circulação destroem e decompõem a matéria orgânica.
  • O meio oxidante não facilita a fossilização, ao contrário do meio redutor ou anaeróbio que propícia a conservação, inclusive das partes moles dos organismos.
  • Nos climas tropicais quentes e húmidos a decomposição dos organismos dá-se de forma extremamente rapida, enquanto nos climas frios dá-se a preservação dos organismos, uma vez que a baixa temperatura inibe a acção de agentes bacterianos.

Principais processos de fossilização:

  • Conservação:Os restos dos organismos apresentam modificações mínimas. Este processo inclui a mumificação,em que o cadáver sofre sobretudo desidratação. É o aprisionamento/envolvimento de organismos em substâncias fossilizantes,como o âmbar, asfalto, gelo ou sílica, permanecendo aí conservados.
  • Mineralização:A fossilização dá-se por transformações químicas, pelas quais a matéria orgânica é substituída por matéria mineral, como a calcite, a sílica e a pirite, entre outros.
  • Incarbonização:Processo comum de fossilização dos vegetais e animais com esqueletos de natureza quitinoso. Consiste no enriquecimento progressivo em carbono em relação aos outros elementos químicos da matéria orgânica.
  • Moldagem:Este processo consiste na reprodução da morfologia interna ou externa de um resto de organismo pelo sedimento consolidado que o preenche ou envolve, respectivamente. Chama-se molde interno quando a reprodução é do interior do organismo,por exemplo, o interior das conchas. O molde externo reproduz a morfologia externa do organismo fóssil.
  • Impressão:As impressões são moldes externos de estruturas finas (baixo relevo), como folhas ou penas e rastos deixados por seres vivos. As impressões são conservadas quando os sedimentos moles em que foram deixadas sofrem diagénese, petrificando-as.
  • Marcas e vestígios de actividades dos Seres Vivos:As marcas ou vestígios de actividades vitais dos seres vivos, também podem ser fossilizadas – conhecidos por icnofósseis – como pistas, tubos,pegadas, ovos, ninhos e fezes. Estes últimos, chamados coprólitos,podem fornecer uma ideia do comportamento alimentar do animal.

Os fósseis inteiros de seres vivos são muito raros, a grande maioria corresponde, apenas, às partes duras esqueléticas, como conchas, dentes, ossos, carapaças ou espículas. Existem dois tipos de fósseis: somatofósseis e icnofósseis. Os somatofósseis incluem os restos ou partes dos organismos que fossilizaram. Os icnofósseis correspondem aos vestígios da actividade dos seres vivos, como as pegadas, rastos, tocas e outras marcas impressas pelos organismos nos sedimentos.

Bibliografia:

O link abaixo foi consultado em 11/12/2008, no ambito da pesquisa.

http://e-geo.ineti.pt/divulgacao/materiais/posters/poster_fossilizacao.pdf