07/10/2008

Estratigrafia e seus Princípios



Ciência que trata das descrições das rochas estratificadas. No conceito de Weller (1960), defini-se como“Ramo da Geologia que trata do estudo e interpretação das rochas sedimentares e estratificadas; identificação, descrição, sequência, tanto vertical quanto horizontal, cartografia e correlação das unidades estratigráficas das rochas”. No entanto, Hedgerg ( 1980) adiciona, “ Estratigrafia não só trata das relações espaciais -propriedades e atributos das rochas como estratos- forma, distribuição, composição litológica, propriedades geoquímica e geofísicas, como também determina aspectos cronológicos, ambiente de formação, modo de origem e sua história geológica”.

A Estratigrafia no âmbito cientifico, tem como objectivo a ordenação temporal e a interpretação genética dos materiais; no aplicado, a localização de recursos naturais exploráveis, com a possibilidade de minimizar os impactos ao ambiente.


Princípios Fundamentais

Princípio da Horizontalidade original e Continuidade lateral: Os estratos no momento da deposição são horizontais e paralelos à superfície de depósito (horizontalidade original) e delimitados por planos que mostram continuidade lateral. À aplicação deste princípio considera como isócronas as superfícies de estratificação.






Princípio da Sobreposição: Estabelece que em uma sucessão de estratos, os inferiores são os mais antigos e os superiores, modernos. O princípio é básico para ordenação cronológica do conjuntos de estratos subhorizontais e se pode aplicar aos materiais estratificados em que a deformação tectónica posterior ao seu depósito não implique a inversão dos estratos; foge a regra, em zonas de descontinuidades com etapas de erosão, onde estes novos sedimentos depositam-se nas cavidades das rochas mais antigas.



Princípio do Actualismo: Famoso por Matthews (1974), “O presente é a chave para o passado”. Constitui a base de muitas das interpretações estratigráficas; onde os acontecimentos do passado servem como padrões comparativos para interpretação dos actuais, considerando que os processos não são totalmente uniformes, mudanças no ritmo, intensidade e na evolução das espécies.


Princípio da idade Paleontológica: Constitui a base da datação relativa dos materiais estratificados, admitindo que em cada intervalo de tempo da história geológica (representado por um conjunto de estratos ou formações), os organismos que viveram e que por tanto fossilizaram, foram diferentes e não repetitiveis. Este princípio permite estabelecer correlações (comparações com o tempo) entre materiais de uma mesma idade de contextos geográficos muitos distantes, já que muitos dos organismos teriam um extensão horizontal praticamente mundial.

Bibliografia:
VERA TORRES, J. A. (1994) - Estratigrafia, principios y métodos. Ed. Rueda, 806p.

Figuras :
PIERRE COTILLON (1992) - Stratigraphy. Ed. Springer- Verlag, 184p.